segunda-feira, 8 de outubro de 2012

FUNFUN , PUPA & DUDU


Os yorùbás adotam uma gama de cores e formas nos objetos sacros e rituais, bem como nos seus colares de contas e na vida cotidiana. Nessa cultura as cores estão agrupadas por grupos de acordo com os temperamentos humanos. A visão das cores evoca uma reação cognitiva assim como de sensações. A cor para os yorùbás faz com que a ação aconteça. Pintar para os deuses significa explorar o simbolismo da cor conforme o temperamento e as características dos Òrìsàs. As qualidades das cores com as quais se decoram as paredes dos oratórios e templos representam um meio afetivo de veneração e culto para os deuses ancestrais. As cores empregadas tanto nos murais quanto nas figuras entalhadas, constituem uma forma de analisar e de interpretar outros objetos da arte africana.

Os yorùbás classificam as cores em três grupos chamados de funfun, pupa e dudu.

Cada qual representa um temperamento e uma temperatura. Funfun abrange a paleta dos brancos, pratas, cinzas claros e cromados.  Evoca frio e calma. Essas cores estão associadas com a maturidade e a sabedoria.

Pupa abrange a paleta dos vermelhos, rosas, laranja e ocres. Evoca calor e emoção. Essas cores estão relacionadas com Ògún, o deus do ferro e por isso associadas com sangue, ferro em brasa, e com o calor das batalhas.

Dudu situa-se entre funfun e pupa , representando os temperamentos e temperaturas entre elas. Inclui os tons escuros e cores frias em geral, abrangendo a paleta do preto, dos azuis, índigos, roxos, marrons escuros, verdes, vermelho-escuros e dos cinza escuros. A combinação dessas cores também guarda uma variedade de significados.

 Funfun = branco = cores e temperamentos frios
 Pupa = vermelho = cores e temperamentos inflamados
 Dudu = preto = cores e temperamentos da terra.

Funfun, pupa e dudu estão ligadas à poderosa medicina curandeira e podem tanto sanar e proteger quanto atacar.
Como exemplo, o calor de pupa pode "queimar".

Na geologia Yorùbá usam-se os termos Bole Pupa para o solo argiloso de cor vermelha e Bole Funfun para o solo claro e arenoso.


Quando se pronuncia o nome de IYA MI OSORONGA, quem estiver sentado deve-se levantar, quem estiver de pé fará uma reverência, pois se trata do culto mais poderoso de todos.
Tem 3 tipos de Aje: Dudu, Pupa e Funfun
Todos podem fazer o bem e fazer melhor o mal.

 Iyami não pode ser desafiada, não perdoa rebeldia, traição e promessa não comprida.
Poderão castigar o neto por causa da avó.
Poderão bloquear seu ebo para que não seja aceito por falta da sua fé;
Poderão causar doenças graves nas altas horas, se por ventura você atravessar o caminho delas;
Poderão também curar as doenças, avisar sobre inimigos e proteger as pessoas de males.

Nenhum comentário:

Postar um comentário