terça-feira, 23 de outubro de 2012

ERÚ ÒDÚNDÚN



Existem diversas folhas com diversas finalidades e combinações, nomes e considerações dos nomes, fato que muito impressiona a quem as manipulam dentro de àse. Temos que ter muita consciência de como usá-las para que não sejamos pegos de surpresa por energias que são invocadas quando a maceramos, quando colocamos o sumo da erva em contato com nosso corpo,  quando a colhemos.
Ewé, assunto este muito diversificado, muito delicado porque cada nação traz seu ritual, porém folha é para mesma finalidade, trazer energias boas e positivadas, tirar energias ruins e maléficas em muitos casos, trazer resposta de algo se é necessário para o individuo que a usa.

Que Òssányìn ouça sempre nossas Aduras (Rezas)

Folha da fortuna, fortuna, folha grossa, milagre de são Joaquim, folha da costa, saião.

Pertencentes a Ìfá, Òsààlà e Yemonjá

Elementos: Água/feminino/eró

Na tradição africana esta folha pertença aos Òrìsàs funfun. Em Ilê-Ifé, terra de Ìfá, em território yorùbá elas são usadas nas cerimônias para Òbàtálá e Yemonjá, após os sacrifícios, as imagens desses Òrìsàs são lavadas com uma mistura de folhas, sendo uma delas ;

Ábámo, em dialeto yorùbá significa "o que você deseja você faz"; todavia, quando chamada de  erú òdúndún (escravo de odundun), é considerada como folha subordinada e afim, que pode eventualmente substituir o òdúndún.

No Brasil, alguns zeladores de santo consideram que a folha da fortuna pertence à Sòngó.
Uma característica dessa planta é o surgimento de muitos brotos nas bordas das folhas, fato associado à prosperidade; por isso sua utilização é frequente nos banhos purificatórios, lavagem dos búzios e para que Èsú lhe traga prosperidade em abundancia.
Na medicina caseira, a folha da fortuna funciona como um xarope diurético e sedativo. Combate a nevralgias, dores de dente, coqueluche e afecções das vias respiratória e ainda, utilizada externamente contra doenças de pele, feridas, furúnculos, úlceras e dermatoses em geral. 

Èrò - Tranquilidade
Ofó – Palavras de poder

Elésò mèsò o temi. 
Èsò èsò n 'ó fi gbalè yií lówó won. 
Jémoníhò ó ní kí ejé mi níhòo. 
Dúndún ni ti òdúndún.
Tútú ni ti tètè. 
Eròwòò ni ti wòòròwó.
Ero ni ti ikúpèrò.

Folha dona da suavidade traga-me suavidade.
Suavemente, suavemente vou lhes tomar a terra. ( responda sim )
Òdúndún
é sempre calma.
Tètè  é  sempre  fresca..
Wòòròwó é sempre fresca e calma.
 Ikúpèrò é sempre fresca e calma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário