quarta-feira, 24 de outubro de 2012

ÌYÈYÉ



ÌYÈYÉ
Erva de propriedade de Oya Yánsàn e também erva utilizada no culto a ancestral. Esta erva é de grande valor nas várias obrigações.
Erva conhecida como jaborandi do rio, jaborandi falso, pimenta do mato, fruta de morcego e João brandi, cujas folhas tem óleo de sabor picante, com aroma semelhante ao da hortelã pimenta, sendo empregadas como sudoríficas e afrodisíacas; as raízes, folhas, inflorescências e ramos jovens são as partes utilizadas nas dores de garganta e dentes; os pequenos frutos são apreciados pelos morcegos.

ÌYÈYÉ é de grande aplicação nas várias obrigações. Na medicina popular adotou esta planta como essencial na lavagem dos cabelos, tornando-os sedosos e brilhantes. Tem grande eficácia nas pleurisias, nas bronquites e febres que tragam erupções. Usa-se o chá internamente.
Atualmente existe uma explosão desmedida desta espécie, sobretudo no norte do Brasil, onde se encontra atualmente em perigo de extinção. Estas folhas uma vez dessecadas devem ser utilizadas rapidamente, pois perdem sua atividade com o prolongado armazenamento. Primitivamente os nativos sul-americanos mastigavam as folhas deste arbusto para aumentar a salivação.

Um comentário:

  1. Olá meu irmão, tudo bem?
    Venho através desta mensagem lhe dizer o seguinte:
    Sei que errei demais com você e com minha maninha também ao proceder de maneira tão errada no passado e que com isso o entristeci em demasia. Reconheço meu erro e minha culpa e mais uma vez, de coração, lhe peço perdão, por não ter acreditado em uma amizade tão sincera, bonita e abençoada, amizade esta que sinto muita falta, falta até demais, falta de nossas conversas, de nossos lanches da tarde, falta de aprender com quem entende muito de “macumba” e que tem prazer em transmitir esse conhecimento tão profundo da religião africana. Meu irmão, diante do nosso Pai e de nossa Mãe, pois temos os mesmos Santos no ori, eu quero lhe dizer que o amo muito, da mesma forma a maninha também, e que nunca me esqueço de vocês em minhas orações, pois desejo toda a sorte de bênçãos e vitórias pra vcs, desejo-lhes toda felicidade dos céus e que lamento muito saber que não poderemos retomar ou reconstruir nossa amizade, amizade esta que, por vacilo meu, foi quebrada. Gostaria muito que o irmão me perdoasse, de coração. Ás vezes eu até tento me aproximar, mas, infelizmente, posso sentir sua indiferença e até mesmo sua repulsa, pois foi assim que me senti lá no Frangonette (lembra-se disso), pois é, não queria que fosse assim, gostaria muito de ter sua preciosa amizade novamente e de poder continuar aprendendo com quem um dia considerei meu professor para assuntos de “macumba” rsrs.
    Amo muito vcs e que meu Pai e minha Mãe continuem lhes abençoando!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Michael.
    silva.michaell@uol.com.br

    ResponderExcluir