terça-feira, 23 de outubro de 2012

ÀGBÀDÓ


Consagrado não só ao Òrìsà da caça (Odé), mas também estão ligadas ao culto de Òbàtálá e Ògún.

História
O milho constituiu o cereal mais importante da América devido à importância dos amidos na alimentação e a indústria. Tem-se encontrado restos fósseis do pólen de milho que datam de 6.000 - 6.500 anos de antiguidade comprovado pelo carbono 14. Na América começaram a cultivar a partir do século XV, existindo algumas referências de seu conhecimento pelos astecas. Os nativos peruanos extraíam desta planta alcaloides os quais eram utilizados em cerimoniais religiosos. Cristóvão Colombo levou em 1502 amostras deste cereal para a Espanha, e dali ganhou uma rápida expansão até ao sul da Europa, norte de África e Oeste de Ásia. A partir de sua chegada à América do Norte, se expande finalmente à China durante o século XVI.

Uso Ritualístico:
Pertencem aos Òrìsàs, Ògún, Osoosí, Sòngó, Yemonjá e Òbàtálá.
As sementes são de uso básico no culto, seja na culinária dos Òrìsàs, seja na alimentação cotidiana da comunidade.

Àgbàdó Funfun ,milho branco é empregado no preparo do àkàsa (manjar envolvido em folha de bananeira) e ebô (milho cozido) para Òbàtálá, Yemonjá e outros Òrìsàs.

Àgbàdó Pupa ,milho vermelho serve para fazer o àkàsa vermelho (para Èsú e Ògún), o Axoxó (milho cosido) para Osoosí, Lógunede e Ògún, o Adun (comida de Òsún) feita com milho torrado e moído e também o aluá, bebida favorita de Sòngó, fermentada feita com farinha de milho de origem africana.

A planta toda é atribuída a Osoosí, e as folhas são usadas em defumação para atrair prosperidade e fartura. A água do milho branco cozido é utilizada em banho calmante. Os grãos são utilizados nos àses, no preparo de varias iguarias que são ofertadas aos òrìsàs. O Àgbàdó, é um Vegetal gún, utilizado para atrair prosperidade e boa sorte.
Elementos: Terra/Masculino.

Uso em Ìfá; “As folhas (ewe àgbàdo) são usadas em um trabalho para trazer boa sorte (àwúre oríre) que se classifica no odú ìwòrì òfún, também chamado ìwòrì àgbàdo” e em trabalho para se obter favores das feiticeiras (àjé) do odù Èjìogbè em receita para tratar vômito e diarreia.

Odidi àgbàdo, espiga de milho inteira é usada em uma receita para ajudar a mulher a ter um bom parto (awebí) classificada no odu que trata do nascimento de crianças.

Pòpórò àgbàdo, sabugo do milho é usado em trabalho para sair vitorioso de uma luta (ìsegun ìjàkadi), classificado também em outro odù.

Háríhá ,a palha que envolve a espiga de milho é usada em uma receita para ajudar a mulher grávida a sentir o corpo leve .

O cabelo de milho é utilizado em “trabalho para conseguir proteção”. A aplicação na medicina caseira está no cabelo. Ele também é utilizado como um fito fármaco que auxilia nas doenças dos rins, tendo efeito diurético e ajudando a baixar a pressão arterial.

Àgbàdo súnsun, os grãos de milho torrados são usados em trabalhos para fazer um processo judicial cair no esquecimento.

Sassanha (Louvores às folhas)
Kini àgbàdo á mú bó? Igba omo.
Kini àgbàdo á mú bó? Igba asó.
Orí’re ni ti àgbàdo.
Àgbàdo rin hòhò l’óko.
O kó ‘re bó wá ‘lé.
Orí’re ni ti àgbàdo

O que o milho está trazendo de volta? Duzentas crianças.
O que o milho está trazendo de volta? Duzentas roupas.
O milho traz boa sorte.
O milho vai para o campo;
E retorna para casa com boa sorte.
O milho traz boa sorte.

Nasce das espigas ao fruto e às sementes do milho. As espigas são ligadas a Deusa Oya Yánsàn. A espiga usada como Yteque (amuleto), dependura na porta da cozinha ou copa, sem que lhe retire a palha, fazendo-se uma alça de palha que capeia a espiga e deixando-se a metade, no sentido do comprimento, descoberta, ficando os grãos à vista. É um modo de atrair fartura de alimentos.

Obs.: Quando estiver secando, trocar por outra verdinha. Na medicina caseira é usado como diurético e para cálculos renais (toma-se o chá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário