sábado, 7 de abril de 2012

SÒNGÓ


Sòngó é o Deus dos Raios, Deus da Justiça. Suas decisões são sempre consideradas sábias, ponderadas, hábeis e corretas. Ele é o Òrìsà que decide sobre o bem e o mal. Sòngó é viril e atrevido, violento e justiceiro; castiga os mentirosos, os ladrões e os malfeitosos. Sàngó que gostava de ser elegante, a ponto de trancar seus cabelos, furos nos lóbulos de suas orelhas, onde usava sempre argolas. Ele usava colares de contas, braceletes. Pura elegância!!! . Era querreiro por profissão, não fazia prisioneiros no decurso de suas batalhas ( matava todos o seus inimigos ). Sòngó é a ideologia, a decisão, à vontade, a iniciativa. É a rigidez, organização, o trabalho, a discurssão pela melhora, o progresso social e cultura, a voz do povo, o levante, à vontade de vencer. Também o sentido de realeza, a atitude imperial, monárquica. É o espírito nobre das pessoas, o chamado sangue azul, o poder de liderança. Para Sòngó, a justiça está acima de tudo e, sem ela, nenhuma conquista vale a pena; o respeito pelo o Rei é o mais importante que o medo. Na África, se uma casa é atingida por um raio, o seu proprietário paga altas multas aos sacerdotes de Sòngó, pois se considera que ele incorreu na cólera do Deus. Logo depois os sacerdotes vão retirar os escombros e cavar o solo em busca do Edun Ara (Pedra de raio ) formadas pelo relâmpago.Pois seu asé está concentrado genericamente na pedras, mas principalmente naquelas resultantes da destruição provocada pelos raios, sendo o Meteorito é o seu Asé máximo.Seu Asé, portanto está concentrado nas formações de rochas cristalinas, nos terrenos rochosos à flor da terra, nas pedreiras, nos maciços. Suas pedras são inteiras, duras de quebrar, fixas e inabaláveis, como o próprio Òrìsà. Só assentado em madeira, aonde vão alguns símbolos que o representa, tais como: Edun Ara (Pedras atingidas por raio, ou fragmentos de meteoritos), Oxê (Estátua de madeira, de um homem forte com formato de machado ), Sere ( Tipo de chocalho em cabaça pontuda ) ,onde dentro vai uma magia capaz de invocar a força dessa divindade e o Odó ( Pilão, onde é colocado a gamela com o Edun Ara, pois só assim pode ser o seu Ojubo ( Assentamento ) , se não provoca a fúria dessa divindade, pois ele em vida era tão forte que se sentava em cima do pilão.
Sòngó, que cresceu nas terras dos Tapas, local de origem de Torosí, sua mãe , a filha de Elempê, rei dos tapas;  e mais tarde se instalou na cidade de Kòso, mesmo rejeitado pelo seu povo, pelo seu caráter violento e incontrolável, mas sendo tirânico, se aclamou como Oba Kòso. Mais tarde, com seus seguidores, se estabeleceu em Oyó, no bairro que recebeu o mesmo nome da cidade que viveu, e com isso manteve seu título de Oba Kòso. Dadá- Ajaká filho mais velho de Òránmíyán, irmão consanguíneo de Sòngó, reinava então em Oyó. Dadá é o nome dado pelos Yorubas às crianças cujos cabelos nascem em tufos que se frisam separadamente. Ele amava as crianças, a beleza das artes; de caráter calmo e pacífico... e não tinha a energia que se exigia de um verdadeiro chefe dessa época. Sàngó percebeu a franqueza de seu meio irmão Ajaká ( Também chamado de Dadá )  e sendo astuto e ávido por poder, destrona Ajaká e torna-se o terceiro Aláàfin de Oyó. Sàngó foi um mortal em sua vida no Àiyé, portanto quando morreu, tornou-se um egún.O que ocorreu em sua vida , foi que uma de suas esposas, a  única que o acompanhou em sua fuga de Oyó,era a divindade Oya, loucamente apaixonada por ele, e no instante de sua morte ela o pega com o seu poder de Òrìsà e o conduz diretamente a Olódùmarè,e por insistência de Oya, ele o ressuscita como uma divindade, já que em vida, Oya, perdida de amores, ensina-lhe vários segredos dos òrìsàs, principalmente o segredo do fogo que pertencia somente a Oya, que ela lhe ensina e lhe dá este poder e outros, por amor.
Característica dos filhos de Sòngó
Com forte dose de energia e autoestima, os filhos de Sòngó têm consciência de que são importantes e respeitáveis, portanto quando emitem sua opinião é para encerrar definitivamente o assunto. Sua postura é sempre nobre, com a dignidade de um Rei. Gostam do poder e do saber, que são os grandes objetos de sua vaidade. Os filhos de Sòngó são obstinados, agem com estratégia o que querem. Tudo que fazem marca de alguma forma sua presença; fazem questão de viver ao lado de muita gente e têm pavor de ser esquecido, pois sempre presentes na memória de todos, sabem que continuarão vivos após a sua retirada estratégica. Tem temperamento ativo, expansivo e egocêntrico, são pessoas desprendidas, generosas e combativas; possuem um temperamento impulsivo, ambicionam posição e poder, além de serem caridosos com os infelizes e oprimidos, são ousados e cheios de iniciativa, quando se apaixonam, fazem o impossível para conquistar o ser amado. São diretos, sem rodeios, vão logo ao que interessa além de muito viril. São completamente mulherengos, seus filhos, portanto, costumam trazer esta marca, sejam homens,sejam mulheres ( que estão entre as mais ardentes do mundo ), são tidos como grandes conquistadores, são fortemente atraídos pelo sexo oposto e a conquista sexual assume papel importante em sua vida. Atrevidíssimos, não descansam enquanto não conseguem o que querem. Quem tem a proteção de Sòngó: não há nada nem ninguém que destrua um filho desse Òrìsà.Podem até conseguir levá-lo ao fundo do abismo, mas depois de algum tempo ele renasce com mais vigor e volta a enfrentar o mundo de peito aberto.Sem medo.
Sòngó é um Eborá, ou seja, teria caminhado sobre a terra com humanos, e sua família também ainda é cultuada na África. Nomes de Obás ( Reis ) de geração em geração da família de Sòngó.
1400 a.c aproximadamente Òránmíyán Aláàffin / Okambi / Àjàká / Sòngó /Àjàká /aganjú / Korì /Oluaso
1500 a.c  Onigbogi / Ofirin / Eguguojo / Orompoto / Abipa / Obalokun / Oluodo / Ajagbo / Odarawu / Karan / Jayin / Ayibi / Osiyago
1728 a.c  À 1888 Ojigi / gberu / Amuniwaiye / Onisile / Labisi / Awonbioju / Agboluaje / Majeobe / Abiodun / Awole Arogangan / Adebo / Makua / Vacant / Majotu / Amodo/ Oluewu / Atibala Atobatele / Adelu  - 1888 à 1905 d.c   Adeyemi I Alowolodu  Aláàffin.



Ervas e Folhas de Sòngó
Folha de Fortuna (ÀBÁMODÁ), Cambará, Umbaúba Branca ou vermelha, Jaqueira(APÁÒKÁ), Erva de São João(ÀRÚNSÀNSÁN),Alfavaca(EFÍNFÍN),Erva Tostão(ÉTINPÓNLÁ),Pimenta de Macaco(BEJEREKUN), Branda Fogo, Azedinha, Campainha, Jaborandi, Crista de Galo, Gerânio cheiroso, Capim Limão, Flamboyant(IGI ÒGUN BÈRÈKÈ), Carrapateira, Cinco Chagas, Alibé, (folhas e favas), Orobô(ORÓGBÓ), Castanha do Pará, Vence Demanda(OSÈ OBÁ) Oxibatá vermelho(ÒSÍBÀTÀ), Urucum, Cascaveleira, Cajueiro, Camboatá(LAMACIMALÉ), Cruzeirinho, Manjerona, Negra Mina, Salsaparrilha, Irôko ou Gameleira branca(ÌRÓKÒ), Lírio vermelho,Lírio branco(BALABÁ), Elevante(ERÉ TUNTÚN), Aroeira(ÀJÓBI), Beijo vermelho, Capeba, Erva Prata, Cipó Milomi(AKONIJÈ), Malva(EFIN), Para raio(IGÍ MÉSÀN), Panaceia, Manjericão Roxo,(EFÍNRIN PUPÁ) Pena de Xango, Melão de são Caetano(EJÌNRÌN), Fumo Bravo, Mulungu, Noz Moscada, Pau de Colher, Pau Pereira, pessegueiro, Pixirica, Romã(ÀGBÀ), Dormideira(ÁPÉJÈ), Taioba(BÀLÁ), Bambu amarelo, Tiririca, Aperta ruão(ÌYÈYÈ).

ÒRÌKÍ FUN SÒNGÓ 
SÁNGIRI-LÀGIRI,
OLÀGIRI-KÀKÀÀKÀ-KÍ IGBA EDUN BÒ
O JAJÚ MÓ NI KÓ TÓ PA NI JE
Ó KÉ KÀRÁ,KÉ KÒRÓ
S OLÓRÒ DÍ JÍNJÌNNI
ELÈYINJÚ INÁ
ABÁ WON JÀ MÀ JÈBI
IWO NÍ MO SÁ DI O
SÒNGÓ ONÁ MOGBA BI E TU BÁ WÓ ILE
BI SÒNGÓ BÁ WÓ ILE
JEJENE NI MÚ OSA GBOGBO


Tradução
Que racha e lasca paredes
Ele deixou a parede bem rachada e pôs ali duzentas pedras de raio
Ele ilha assustadoramente para pessoas antes de castigá-las
Ele fala com todo o corpo
Ele faz com que as pessoas fique com medo
Seus olhos são vermelhos como brasas
Aquele que briga as pessoas sem ser condenado porque nunca briga injustamente
E em ti que busco meu refúgio
Se um antílope entrar na casa
A cabra sentirá medo
Se xangô entrar na casa
Todos os orixás sentirão medo     
                        
Kawó Kabiyèsíle ( Venham ver o Rei descer sobre a terra ) 
Kabiyesi Sàngó, Kawó Kabiyesi Sàngó Obá Kossô!
Vamos todos ver e saudar xangô, rei de Kossô!                                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário