quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Tradicional Costumes Religiosos do povo Yorùbá



Em meus estudos, pesquisas e em tudo que eu acredito e pratico, é muito triste ver a Religião dos Òrìsàs na forma com que ela é tratada, com sinais pejorativos, nos meios religiosos. Uma grande maioria de pessoas nunca se preocupou em buscar informações adequadas quanto as Origens e Princípios desta Doutrina Religiosa para tecer suas opiniões.
Veja que me refiro à Religião dos Òrìsàs e não aos Cultos Afro-brasileiros que receberam o nome de Candomblé. Portanto, peço que não seja confundida pelo simples fato de possuir nome parecido, ou carregarem como estandarte o nome dos Òrìsàs.
A Religião dos Òrìsàs é Puramente Tradicional aos Costumes Religiosos do Povo Yorùbá, que vivem no Oeste Africano, em um território que compreende parte da República Federativa da Nigéria, República de Benin e Togo.

Há, na Religião dos Òrìsàs, uma Filosofia de Vida Extremamente Pura, onde se busca conhecer, estudar, e utilizar as Forças e os Elementos da Natureza. Para vários Elementos, e Forças, da Natureza foram criados arquétipos humanos e transformados em Divindades, no intuito de buscar o autoconhecimento. Buscar o sentido de uma encarnação, de uma passagem pela vida terrena e também explicações para várias situações vividas.
Estudiosos e pesquisadores de origem Yorùbá, há aproximadamente 8.000 anos, vem analisando o comportamento humano, configurando os arquétipos da personalidade e caráter das Divindades, com base naquilo que vão presenciando e vivendo. Formaram uma configuração de 4096 lendas que recebem o nome de Itàn, e que um Sacerdote, que deseja recebe o Título de Bábálàwó deve conhecer profundamente, para poder dar diagnósticos dos acontecimentos vividos por aquele que tenha intenção de Consultá-los.

Sabem estes Estudiosos Sacerdotes Bábálàwó que a vida é cíclica, e os fatos estudados, e configurados nas lendas dos Itàns, vão se repetir na Vida de outros. Cientes disso preparam-se, pelo estudo e conhecimentos das lendas e, quando consultados, sabem de antemão o que esta prevista nos acontecimentos futuros, em decorrência da situação para que fossem consultados. Aconselham então as mudanças de atitudes necessárias para que os fatos desagradáveis das lendas não tornem a acontecer. Aconselham que sejam feitas oferendas para as Divindades, a fim de que, Elas, como Emissárias de Deus na Terra, propiciem os acontecimentos desejados, ou a reversão de um fato desagradável apontado pela lenda do Itàn, que o ciclo faria acontecer novamente.
Esta é a maneira de utilização dos sistemas Oraculares, que recebem o nome de Ifá. Várias são as formas dos Oráculos de Ifá.
A opinião pública popular transformou várias Figuras e geraram controversas, opostas a Tradição Religiosa dos Òrìsàs. Uma dessas figuras deturpadas é a da Divindade Èsú (Exú).
Èsú é a Divindade da Vida, do Movimento é a própria esfera e da Ação. Primogênito da Criação, portanto é o primeiro ser Criado por Olòdúmàrè.
Os yorùbás cultuam Èsú em um pedaço de pedra porosa chamada Iyanguí, ou fazem um montículo grotescamente modelado na forma humana com olhos, nariz e boca feito com búzios. Èsú tem a capacidade de ser o mais sutil e astuto de todos os Òrìsàs, quando as pessoas estão em falta com ele, simplesmente provoca mal entendidos e discussões entre elas e prepara-lhes inúmeras armadilhas. Diz um orìkì que: Èsú é capaz de carregar o óleo que comprou no mercado numa simples peneira sem que este óleo se derrame. Èsú é o Òrìsà que faz o erro virar acerto e o acerto virar erro.

É Èsú quem forma a Santa Trindade Yorùbá, juntamente com Òbàtálá e Odùduwá.

 Èsú é o Mensageiro de todas as outras Divindades, e conduzem os pedidos dos Homens até Deus, e volta com as "respostas". Também é o único que tem acesso livre do Òrun (o Além) para o Àiyé (O Mundo). Èsú leva o pedido, a solicitação, o desejo dos homens.
Notem que a concepção Religiosa da Divindade Èsú (Exú) está muito distante da concepção popular pejorativa formada, e divulgada, no Brasil. Com os conhecimentos que as Divindades Yorùbá são Forças e Elementos da Natureza.

Os Yorùbás dão o nome de Èsú. Ou seja, a tradução literal é = Dono da Casa. Portanto, Èsú é um ser energético criado a partir da Energia do Pensamento de Todas das Pessoas que habitam um lar. Èsú é merecedor de um Altar de Louvor e é colocado o mais próximo da porta, ou passagem de entrada, das residências Yorùbá. Ali Ele recebe oferendas de comidas e rezas, no sentido de manter o equilíbrio, a paz, a harmonia, a saúde, a prosperidade, a fartura daquele lar. Porém, temos que notar: Èsú pode ser bom ou ruim, ágil ou estático, saudável ou doente, guerreiro ou pacífico, e assim sucessivamente, em decorrência da energia do "pensamento" das pessoas que habitam aquele lar, que o criaram, o desenvolve.
Èsú está sempre em desenvolvimento e mutação, é óbvio que, em decorrência dos atos e pensamentos dos que o mantém, por isso ele é um Èsú, pois Èsú é Vida, é Movimento, portanto é tudo o que pode acontecer no ambiente.

Posso também aproximar Èsú das chamadas Larvas Espirituais, velhas conhecidas pelos adeptos das Doutrinas de Kardec. Larvas que, segundo essa Doutrina, se movimentam vivas, pelas paredes das residências. Quando Èsù é criado a partir de uma energia ruim, pesada, desagradável, pessimista, inerte, configura-se parecidíssimo com as larvas, que deprimem os habitantes de uma casa, seja ela comercial ou residencial. Posso afirmar com toda segurança que, um imóvel que possua um Èsù ruim, mal formado, nunca será um imóvel claro, por mais lâmpadas que se mantenham acesas. Será um imóvel "doente" energeticamente, merecedor de terapias e tratamentos apropriados. Muito trabalho e dedicação são necessários por todos que vivem em uma casa, para manter Èsú equilibrado. O que pretende mostrar a Religião dos Òrìsàs, com essa apresentação ritualística toda, é que, um Lar, ou um ambiente de trabalho, harmonioso, saudável e próspero, é formado pelos bons pensamentos e atitudes das pessoas que convivem nele. Pessoas alegres, sorridentes, otimistas, saudáveis, religiosas irão viver o progresso, tanto espiritual quanto material, em um equilíbrio quase perfeito. Com esse objetivo, essa Cultura Religiosa faz louvores e oferendas a Deus, através daquilo que convencionou chamar por Èsú. 

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