(Babaaláwo e Iyànifá: pronunciado
Baba-a-lawo) é o nome Yorùbá dado ao sacerdote de Òrúnmìlá, o deus yorubano da
sabedoria que opera através de Ìfá, o sistema de adivinhação e predição.
De acordo com a tradição Yorùbá, Òrúnmìlá
conhece o presente, o passado e o futuro. Através da comunicação com Òrúnmìla,
o sacerdote de Ìfá, pode averiguar o futuro e saber como lidar com ele.
Essa consulta é feita através de uma
adivinhação lançando o (Opele), uma corrente de (ikin) nozes de cola, sobre uma
bandeja de madeira consagrada a esse deus. No culto aos Òrìsàs o Babaaláwo ou
"pai e mestre dos mistérios" ou Awo, é reconhecido como um clérigo e
atua como um sacerdote na comunidade.
A sacerdotisa de Ìfa é conhecida por Iyànifá.
Awo é frequentemente usado como um referencia
de gênero neutro, tanto para Iyànifá quanto para Babaaláwo, bem como a esse
conjunto sacerdotal. Um Awo é um conselheiro espiritual de seus clientes e
presta assistência àqueles que recebem a tarefa de zelar por um Santuário de Òrìsà,
ou pelos iniciados na tradição do culto aos Òrìsàs.
Os Awos submetem-se a um treinamento de
memorização e de interpretação dos 256 Odus (mistérios , passagens) e numerosos
versos (ese) de Ìfá.
Os Babaaláwos costumam ter outras atividades
profissionais conforme a tradição. Muitos deles são herboristas, enquanto
outros se dedicam a especialidade de extinguir os danos causados por Ajogun
(espíritos da natureza que não possuem nem possuíram existência terrena). São
ensinados a determinar quais as causas dos problemas espirituais e a buscar
soluções seculares para tal. Sua função imediata é a de ajudar as pessoas a
encontrar, compreender e proceder na vida até que elas experiência por si
próprias à sabedoria espiritual como parte de seu cotidiano.
O Awo é encarregado de auxiliar as pessoas a
desenvolver autodisciplina e caráter, para enfrentarem o crescimento dentro da
espiritualidade. Isso se da pela identificação do destino espiritual do
cliente, ou Ori e desenvolvendo um paralelo espiritual que servirá como apoio,
cultivo e vivencia do seu destino. Por terem a responsabilidade de identificar
o destino espiritual dos outros, Os Awo, precisam dedicar-se ao seu próprio
conhecimento da vida e serem exemplos dignos para as pessoas. Aqueles que não
procederem de modo a manter-se nos padrões de comportamento da mais alta moral,
cairá no desfavor de seus Òrìsàs, e serão duramente julgados pela comunidade. Alguns
Awo são iniciados na adolescência, enquanto outros aprendem na vida adulta. Mas
o estudo constante e anos de dedicação ainda são a característica principal
desses dotados mestres. É por isso na media esses iniciados para Ìfá são
treinados por uma década, antes de serem reconhecidos como Babaaláwos.
Quando uma pessoa se torna Babaaláwo, significa
que Ìfá está bem próximo a ele e é ele quem enfrenta qualquer negatividade que
uma pessoa ou “Omo Ìfá” venha carregar, por isto, ele merece um grande respeito
e não pode ser chamado pelo nome. A partir do momento que ele é preparado para
brigar por sua liberdade, ele se se torna seu pai e deve ser chamado de Baba, abreviação
de Babaaláwo (pai do segredo).
Cumprimento
no dia a dia: Baba, Aboru boye
Tradução: Baba
, saudação
Resposta do
Baba: A boye bosise agbo a to
Tradução:
Tudo de bom para você,tenha bia saúde e prosperidade.
(Geralmente
com a cabeça no chão).
A boru
A boye
A bosise
Asé.
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