domingo, 20 de maio de 2012

ERVAS I

ÈGÙNMÒ (Erva Moura)
Usada na iniciação dos filhos de Obaluaiyé e Nàná e, na consagração de seus objetos rituais e sacudimentos.
Planta consagrada a Obaluaiyé, associada ao elemento Terra. Propriedade gún e característica masculina.
ÈGÉLE (Erva de Santa Luzia)
Esta planta é atribuída a Òsun e utilizada em banhos purificatórios e no àgbo ou simplesmente abô, Água Sagrada (denominar a mistura de folhas sagradas) Tem a finalidade de atrair prosperidade.
As folhas são considerada gún.
ÈGÉ (Mandioca)

Com a farinha de mandioca, prepara-se o padé (diversos tipos de farofas) que é indispensável nas oferendas aos Òrìsàs. O ebá,(pirão de farinha de mandioca ou inhame) serve para forrar a gamela onde é colocado o amalá oferecido a Sàngó.
As bolas de farinha feitas com dendê ou água são com frequência utilizada em ebó para Èsú.
As bolas de farinha com água e, com um pequeno pedaço de carvão vegetal encima, são oferecidas para Égún. Com a raiz se faz trabalho para Òsàlá acalmar alguém.
“A raiz da mandioca que possui uma forma alongada está associada à Èsú, e assim como as folhas, são masculinas”. É um vegetal gún associado ao elemento Fogo

EFÍNRÍN PUPA (Manjericão Roxo)

Esta planta atrai bem estar, fartura e prosperidade.
Usada no Abo e em banhos para prosperidade. Está associada à Sàngó e Òsàgiyán.
DÀGÌRÌ DOBO (Dama da Noite)
Tem a função de facilitar o transe, tirar a consciência mediúnica e acalmar o ori do iniciado. Está associada a Òsàlá e Yemonjá por isto é utilizada para todos os Òrìsàs.
BÒTÚJÈ PUPA (Pinhão-Roxo)
Os galhos são usados em sacudimentos e para rezar pessoas. As folhas são empregadas em banhos específicos para pessoas de Ògún, e Oyá.
Folha com característica gún.
ARÚN SÁNSÁN (Erva de São João)

Usada nos fundamentos de iniciação das pessoas de Sàngó, e por extensão para todos os Òrìsàs do fogo. Entra no àgba, banhos de defesa, sacudimentos e trabalhos de proteção. Considerada como uma folha de defesa e proteção. Tem a função de cortar maldições e feitiços.
Características masculinas e gún, ligada ao compartimento Fogo.
APÈJÈ (Dormideira)

Utilizada em trabalhos com Oyá e Èsú, e no preparo de atin (pó) com a finalidade de afastar de casa pessoas inconvenientes.
Seu nome (apèjè) significa “Matando o sangue”
ÀLÙBÓSÀ (Cebola)

A cebola branca é utilizada para temperar as comidas de todos os Òrìsàs e a roxa costuma ser usada para Èsú. O bulbo é oferecido ao Orí (cabeça) com a função de acalmar e dar tranquilidade as pessoas que se encontram muito agitadas ou com algum tipo de perturbação na mente.
Funciona como oráculo em substituição ao obí por ocasião de oferendas ou sacrifícios.
Ligada ao elemento Água, embora suas folhas tenham forma masculina, considera-se o seu bulbo que é feminino e eró.

Folha para banhos, sacudimento e trabalhos diversos. Folha usada para Yemonjá (de flor branca) e para Oyá (de flor rosa) Seu nome significa “Pequeno chapéu”
ABERE OLOKO (Picão da Praia)
Usada para assentar Èsú, no preparo de pós (Atin) com finalidade maléfica. Folha gún (excitante). Seu nome nagô significa “agulha do campo” devido o formato de suas sementes. Usada medicinalmente para combater hepatite e icterícia.

AKÒKO (acocô)

Nos rituais de iniciação, no àgbo, em banhos para todos os iniciados, sacralização dos objetos rituais dos Òrìsàs e para lavar o jogo de búzios.
O akòko tem a função de concretizar os trabalhos feitos e serve para coroar obrigações e assentamentos. É uma folha associada à realeza daí ser chamada de "a folha dos reis".
Espalhadas no chão do barracão em dia de festa, atrai prosperidade.
A árvore é decorada com uma faixa de tecido branco (Öjá) por ser considerada sagrada. Segundo a tradição yorubá seu tronco não pode ser ferido por machado, faca ou objetos de ferro. É utilizadas para todos os Òrìsàs.

ABÀFÉ (Pata de Vaca)

Nenhum comentário:

Postar um comentário