sábado, 17 de novembro de 2012

Conhecendo Òsogbo


Òsogbo ou Oshogbo é a capital e a maior cidade do estado de Osun na Nigéria. Localiza-se no sudoeste do país. Tem cerca de 1379 mil habitantes. Foi fundada no século XVII pelos Yorùbás. A população de Òsogbo pertence ao grupo étnico yorùbá, o mais importante grupo étnico na Nigéria.É uma das cidades mais excitantes da Nigéria. É tranquila em comparação com outras, mas nela encontram-se importantes lugares sagrados e é onde muitos dos melhores artistas do país têm seu refúgio. Os Bosques Sagrados são as principais atrações de Òsogbo; cobrem uma extensa e formosa área de bosque, e neles encontra-se o Santuário de Òsún, no que anualmente (em agosto) se fazem as oferendas ao grande Peixe, que só os iluminados chegam a ver. Existem na cidade numerosas galerias de arte, nas que se pode contemplar e adquirir excelentes pinturas e talhas em madeira. As principais galerias são o Centro Cooperativo Nike, o Movimento Artístico de Òsogbo e a Galeria de Arte.
  Ondo  83 km
  Ibadan  130 km
  Abeokuta  140 km
  Lagos  200 km
  Benin City  200 km

A cidade de Òsogbo também provem de uma grande Universidade ,à Ladoke Akintola
 A universidade atualmente registra 25.000 alunos e emprega mais de 3.000 pessoas. Por dois anos consecutivos, em 2003 e 2004, os nigerianos classificou a universidade como a melhor universidade do estado na Nigéria. Os campos de estudo incluem ciência, medicina, agricultura, engenharia e tecnologia, e ciências ambientais.  Outro campo está localizado em Òsogbo, que abriga a Faculdade de Ciências da Saúde. Faculdades de medicina e cirurgia, tecnologia médica e de enfermagem laboratório estão alojados nesta linda cidade.
Tem uma televisão local e estação de rádio, chamada NTA Òsogbo, Osun state television, Radio Osun, FM Òsogbo.
A Autoridade nigeriana de Televisão - também conhecida como NTA foi inaugurado em 1977 e é o órgão estatal encarregado de radiodifusão no pais. A NTA é a maior rede de televisão na África, com estações em várias partes da Nigéria. Anteriormente conhecido como Nigéria Televisão (NTV), a rede começou com um assumir de televisões regionais em 1976, e é amplamente vista como a autêntica voz do governo nigeriano.
PROGRAMAÇÃO
A NTA pode ser vista online através da Telafric Televisão(EUA e Canadá). NTA boletins de notícias são frequentemente exibidos na África e pela emissora Ben no Reino Unido.  A estação foi disponibilizada através da SKY no Reino Unido no canal 202, mas no início de março de 2010, eles se recusaram a fazer o seu canal de pay-per-view na Sky, no dia seguinte, o canal foi retirado da EPG Sky. 

Òsogbo tem várias companhias como a Nigéria Machine Tools


Fábrica de máquinas-ferramentas e acessórios de máquinas.  Suas atividades incluem peças de reposição para maquinários agrícolas e com mão de obra especializada em formação em engenharia e áreas tecnológicas, fornecendo serviço pós-venda, e engenharia de aplicação e serviços de consultoria, também tem infraestrutura para iniciar o desenvolvimento de indústrias de engenharia. Exportadores, acessórios de máquinas industriais e peças de reposição para Oeste Africano sub-região.  A empresa foi fundada em 1980.
Òsogbo também é forte na agricultura com plantações de Inhame, Mandioca, Milho e Tabaco. O algodão é cultivado e usado para tecer pano. Entre os hotéis mais tradicionais de Òsogbo estão o Hotel Presidencial Òsogbo, Hotel Heritage Internacional. No esporte, Òsogbo tem um estádio com uma capacidade de 10 000 pessoas e uma equipa da segunda divisão profissional.



Uma Grande Personalidade de Òsogbo

Nome: Sra. Oyenike Monica Okundaye , mais conhecida como Nike.
Títulos manditos: título tradicional de chefia Yeye Oba de Ogidi na terra ijumu e Tasase Yeye na terra Òsogbo.

Ocupação: Artista Têxtil profissional.

Nike é a Diretora Presidente / CEO da Nike Centro de Arte e Cultura, em Òsogbo. São oferecidos gratuitamente a todos os nigerianos em várias formas de artes. The center was established in 1983 by Nike solely from her earnings as an artist and without governmental assistance. O centro foi estabelecido em 1983 pela Nike exclusivamente de seus ganhos como artista e sem assistência governamental. Nike opened this center with 20 young girls who were marching the streets in Osogbo aimlessly and who had no hopes for the future. Nike abriu este centro com 20 jovens que estavam marchando pelas ruas em Òsogbo sem rumo e que não tinha esperanças para o futuro. In their tender age, Nike withdrew these girls from the streets and provided them with free food, free materials and free accommodation at her residence at Osogbo and taught them how to use their hands to earn decent livings through the art. Em sua tenra idade, Nike retirou essas meninas das ruas e forneceram-lhes comida de graça, materiais livres e alojamento gratuito em sua residência em Òsogbo e lhes ensinou como usar as mãos para ganhar dinheiro decente através da arte. So far, over 3000 young Nigerians have been trained in the center and who are now earning their decent livings through art. Até agora, mais de 3000 jovens nigerianos foram treinados no centro e que agora estão ganhando seu sustento decente através da arte. Many African countries now send their students to study textile art at the center.
The Nike Center for Art and Culture, Osogbo now admits undergraduate students from many universities in Nigeria for their industrial training programs in textile design. O Centro de Nike de Arte e Cultura agora admitem estudantes de graduação de várias universidades da Nigéria para os seus programas de formação industrial em design têxtil. Over the years, this center also now admits students from all over Europe, Canada and the United States of America. Ao longo dos anos, este centro também já admite estudantes de toda a Europa, Canadá e Estados Unidos da América. International scholars and other researchers in traditional African art and culture also visit the center from time to time for their research works into Yoruba “Adire” fabric processing and African traditional dyeing methods. Estudiosos internacionais e outros pesquisadores da arte e da cultura tradicional Africano também visita o centro de vez em quando para seus trabalhos de pesquisa e tratamento de tecidos com métodos africanos de tingi mento. Nike is also the Owner/Curator of the Nike Art Galleries at Lagos, Osogbo, Ogidi-Ijumu and Abuja. Nike também é Proprietária de galerias de arte em Lagos, Òsogbo, Ogidi-Ijumu e Abuja. In 1996, Nike established a textile (Aso-Oke) weaving center at Ogidi-Ijumu near Kabba in Kogi State for the women of the village, employing and empowering more than 200 women in the weaving center.

Também em Òsogbo, fica a floresta sagrada de òsún


Onde foram erguidos diversos templos em sua homenagem. Esse local é sagrado para os yorùbás.
Considerada pelo povo yorùbá, como símbolo de sua identidade, a floresta abriga santuários, esculturas e obras de arte erguidas em honra de òsún, Òrìsà da fertilidade. A Floresta Sagrada é o lar espiritual de Òsún, com seus 75 hectares de floresta tropical, aonde acontecem festejos em sua homenagem. E um lugar mágico e dos mais inspiradores, tanto que foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.
Òsogbo é a capital do estado de Osun e também a sua maior cidade. Localiza-se no sudoeste do país. Tem cerca de 1380 mil habitantes. Foi fundada no século XVII pelos yorùbás. A população de Òsogbo pertence a esse grupo, que é a etnia mais importante da Nigéria.
Lendas (Os vasos)
Os primeiros moradores de Òsogbo vieram de uma cidade que hoje é chamada "Ìpolé" (sul de Ijexa) também na Nigéria. Eles saíram de sua cidade por causa da seca e depois de muitos dias de viagem, chegaram à margem de um rio. Eles decidiram instalar-se no local e começaram a cortar árvores para a construção de suas casas. Nesse ínterim, aconteceu que uma das árvores caiu no rio, quando de repente eles ouviram uma pessoa em voz alta dizendo:
Òsó Igbó pèlé o, gbogbo ìkòkò mi lé tí fo tan.
Feiticeiro da Floresta faça devagar, já quebrou todos os meus vasos. Nas antigas comunidades dos yorùbás, os vasos eram usados para guardar água para matar a sede. Como sinal de paz, Larô, sentado sobre uma rocha, ofereceu sacrifício à divindade, juntamente com seu povo. Esta rocha está lá até hoje. É uma referência simbólica e de grande significado para aqueles que cultuam Òsún.
O banho de rio
O Rio Osun passa em um lugar onde suas águas são sempre abundantes. Por esta razão é que Larô ou Larooyê, o primeiro rei deste lugar, aí se instalou e fez um pacto de aliança com Òsún.Na época em que chegou uma de suas filhas fora se banhar. O rio a engoliu sob as águas. Ela só saiu no dia seguinte, soberbamente vestida, e declarou que Òsún a havia bem acolhido no fundo do rio. Larô, para mostrar sua gratidão, veio trazer-lhe oferendas. Numerosos peixes, mensageiros da divindade, vieram comer, em sinal de aceitação, os alimentos jogados nas águas. Um grande peixe chegou nadando nas proximidades do lugar onde estava Larô. O peixe cuspiu água, que Larô recolheu numa cabaça e bebeu, fazendo, assim, um pacto com o rio. Em seguida ele estendeu suas mãos sobre a água e o grande peixe saltou sobre ela. Isto é dito em yorùbá:
A téwó gbáà eja.
O que deu origem a Atáója. contração de frase yorùbá ("Ele estende as mãos e recebe o peixe")
Atáója declarou então:
"Òsún gbô!"
"Òsún esta em estado de maturidade, suas águas são abundantes."
Dando origem ao nome da cidade de Òsogbo. Todos os anos faz-se, aí, grandes festas em comemoração a todos estes acontecimentos. Òsún é o culto mais popular em Òsogbo. Òsún a deusa do rio que sustenta o mesmo nome, a favorita de Sòngó, o deus do trovão. O maior santuário e o mais importante estão em Òsogbo.
Outro santuário é o de Sànpònná. Orò: Esta é uma entidade importante em Òsogbo. Este festival acontece à noite. É principalmente um culto de homens com Sons assustadores são feitos pelos adoradores para cuidar de espíritos ruins para que fiquem hostis e calmos. As mulheres são proibidas de ver Orò. Qualquer contraversão é muito desastroso. Eles usam Orò para pegar os ladrões e executar vários rituais na cidade. Orò é adorado em fevereiro em Òsogbo. O responsável no Culto de Orò é chamado Alárè. Ele está responsável da administração e organização do culto de Orò. Egúngún também é importante em Òsogbo. O festival de Egúngún era celebrado bi-anualmente em Òsogbo. O primeiro festival estava em março que é chamado Eégún-Òòlè enquanto o segundo festival normalmente acontece entre maio e junho. Embora individual. Cada família tem seu próprio egúngún. Em Òsogbo, o festival de Ògún é célebre entre abril e maio. Um cachorro é sacrificado ao santuário de Ògún para sacrificar a este deus yorùbá. Além de muitos inhames assado (isu de Èsun),vinho de palma (omu), Kola  (àbàtá de Obì), Água fria (tutu de Omi) e outros agrados a Ògún. O santuário principal de Ògún em Òsogbo está situado no mercado de Ojàaba-o, praça muito perto do palácio do rei que é chamado Ìdí Ògún. Já a deusa Oya é adorada no mês de maio. A pessoa responsável na festiva de Oya em Òsogbo é chamado Baálè Oya. Entretanto, a deusa Oya ainda não é proeminente hoje em Òsogbo. Sàngó é adorado em Òsogbo no mês de maio. Òsún, Obàtálá, Òsanyìn, Èsú, Òòsàoko, Ifá e Sànpònná: , entre o mês de julho e agosto. Os festivais surgem quase o mesmo tempo, é evidente que a adoração de Òsún em Òsogbo é proeminência entre eles. 

Òsún , um dos òrìsàs femininos, cuja fertilidade é considerada como uma das principais divindades femininas, em consequência de ser o símbolo da maternidade. Em sua homenagem, ha uma parte do receptáculo de Ogboni em Ilesa, dedicado a ela. Como provedora de filhos, mulheres de toda a região visitam seu templo. (O bosque de Òsún em Òsogbo) para tomarem banhos na esperança de uma dádiva de filhos. Por isso ela é louvada assim:

sélèrú àgbo, àgbàrá àgbo,
l’ òs’ún fi we omo rè
kí dókítà ó tó dé

Torrentes de poções
É onde Òsún banha seus filhos
Antes que venham os doutores.

3 comentários:

  1. O texto omite sobre a forte degradação e depredação que sofreu o bosque e o templo de Oxum no passado, promovidas pelos próprios habitantes de Oxogbó. O viria a comprometer seriamente o próprio culto à divindade.

    Foi graças as intervenções e esforços hercúleos, efetuados pela artista austríaca Susanne Wenger, que houve a preservação deste bosque sagrado (um dos últimos existentes em toda a Nigéria), bem como a revitalização, valorização e promoção do culto à Oxum.

    Seu próprio templo, foi todo reconstruído pela artista, cujas obras inspiradas na religiosidade tradicional yoruba, encontram-se dispostas por todo o bosque. Tornando-o um grande complexo artístico a céu aberto. Estratégia encontrada pela artista, ela própria iniciada no culto à Oxum, para despertar nos nativos a conscientização da valorização dos seus costumes e preservação ecológica.

    Atualmente o templo de Oxum Oxogbo encontra-se tombado pela UNESCO, como patrimônio da humanidade. Atraindo milhares de visitantes, muitos internacionais, para as comemorações anuais em louvor a Oxum, gerando assim uma preciosa fonte de renda para os habitantes locais. E fazendo assim, com que o bosque sagrado seja auto suficiente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim esse fato deve ser lembrado essa mulher branca estrangeira e artista reconstruiu e deu vida ao lugar que os próprios nigeriano depredaram e destruíram se não fosse uma estrangeira esse lugar hoje não existiria e nem teria uma renda do turismo etc...

      Excluir